sexta-feira, 12 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Resultados do Fim de Semana 06/07-11

2º Divisão Nacional
Série A


4ª Jornada (06/11)
Nogueiró 4-4 Viseu Futsal 2001


Num dos campeonatos mais equilibrados dos últimos anos o VF2001 perdeu uma bela oportunidade de se chegar aos primeiros classificados da sua série. Ainda por cima quando se encontrava a ganhar 3-4 a apenas 10 segundos do final da partida... 2 pontos perdidos que esperemos não façam falta das contas finais do campeonato.
 
3º Divisão Nacional
Série B


4ª Jornada (06/11)
Gafanha 8-0 Rio de Moinhos
AJAB Tabuaço 5-4 ABC Nelas


Pesada derrota do Rio Moinhos na deslocação a Aveiro. Os ares marítimos parecem ter feito mal a esta equipa viseense que continua à procura de melhores dias. Esperemos que cheguem. Ainda a tempo. Já no derby viseense bom espectáculo entre duas das melhores equipas da série B da 3ª divisão. Qualquer uma das duas parece ter condições para chegar ao fim do campeonato num dos lugares cimeiros da classificação.
 
Seniores Masculinos Divisão de Honra

6ª Jornada (06/11)
S. João Pesqueira 4-1 Armamar
Gigantes Mangualde 1-5 A. Académica Viseu
Balsa Nova 3-5 Gumirães
Inter Futsal 3-1 Lamego FOOT
SM Orgens 3-3 CB C. Daire
SM Mouros 2-2 CB Moimenta Beira


Jornada complicada para os dois líderes da classificação. O Inter bateu um incómodo Lamego que começa a acertar o passo. Já o Gumirães bateu a equipa da Balsa Nova no derby da cidade de Viseu. Jogo complicado para um dos comandantes do campeonato perante o último classificado (parece ter ambição para mais).
O perseguidor CBSJ Pesqueira continua a vencer e espera pelo resultado do próxima fim de semana do confronte entre líderes para espreitar uma das duas posições cimeiras. Desta feita o adversário foi a jovem equipa do Armamar que não facilitou a vida ao favorito Pesqueira.
Também a AAV começa a melhorar a consistência das suas exibições e ganhou no campo dos Gigantes por 5-1. Dá animo e moral para as próximas jornadas.
No resto, mais um empate da equipa do SMM perante um combativo Moimenta da Beira (excelente GR). Apesar de ainda ser candidato começa a perder a margem de erro. "Proibido" voltar a falhar. 
Em Viseu houve empate no jogo São Martinho - CB Castro Daire. Duas equipas capazes de complicar a vida aos aspirantes a primeiros.

Seniores Feminino 1.ª Divisão

6ª Jornada (06/11)
O Crasto 2-6 Unidos Estação
Lusitano Vildemoinhos 3-3 Ol. Frades
GD Penedono 10-1 Inter Futsal
GD Mangualde 2-3 Carbelrio
CB Mortágua 8-3 Vilar de Besteiros
Naval Viseu 3-0 Canas Mais Jovem

Mais uma vitórias dos líderes da prova. Espera-se ansiosamente o confronto entre os dois, para dois jogos, que podem decidir as contas do campeonato. 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Análise (possível) à jornada

Taça de Portugal

Viseu Futsal 2001 3-8 AD Fundão
Nesta 2ª eliminatória da Taça de Portugal a equipa viseense recebia a AD Fundão, equipa há muitos anos a militar na 1ª divisão nacional e a realizar um excelente percurso nesta época 2010/11 com 4 vitórias em 5 jornadas disputadas até ao momento. Esperava-se, pois, um jogo muito complicado para o VF2001. O início do jogo viria comprovar um Fundão favorito, com boa dinâmica ofensiva e boa qualidade individual. Respondia o VF2001, privado de uma dos seus melhores executantes Careca, com transições ofensivas rápidas. Num período de algum equilíbrio na jogo, viria o Fundão a inaugurar o marcador por Liléu (ex - Casa do Benfica de Penamacor) numa boa jogada colectiva dos visitantes. Respondeu bem o VF2001 aumentando a agressividade defensiva e procurando potenciar situações 1x1 no meio campo ofensivo. Foi precisamente numa destas situações que a equipa viseense viria a empatar o jogo numa jogada individual de Pirata (tecnicamente um dos melhores em campo). Momento de festa num pavilhão bem composto, com os viseenses a marcarem presença neste apetecível jogo da Taça de Portugal. Infelizmente para o VF2001 a AD Fundão viria a marcar o 2-1 segundos depois, e este golo teve o condão de reforçar a confiança da equipa visitante, ao mesmo tempo que abalou os jogadores da equipa anfitriã. Assim, foi sem surpresa, que o Fundão viria a marcar o 3º golo antes do intervalo, por intermédio por Jander. Esperava-se uma reacção forte da VF2001 no início da 2ª parte, mas a expulsão do guarda-redes Diogo logo ao 2º minuto da etapa complementar, e a obtenção do 4º golo da AD Fundão nos instantes seguintes aproveitando a superioridade numérica adjacente, viria a "mexer" com os atletas da casa. E se a situação parecia complicada, pior ficou quando após este período infeliz do VF o jogador Buiu marcou o 5º golo da equipa forasteira. Até final uma reacção digna do Viseu Futsal 2001 nunca baixando os braços às adversidades, mas impotente perante o poderio técnico - táctico do actual 3º classificado do campeonato nacional da 1ª divisão. Parabéns ao Viseu Futsal 2001 pelo jogo realizado, pela imagem positiva que dão da região além fronteiras (leia-se na disputa do campeonato da 2ª divisão nacional) e pelo trabalho crescente de desenvolvimento do Futsal - formação.

ABC Nelas 1-5 Rio Ave Futsal

A equipa nelense recebia no seu pavilhão o primo-divisionário  Rio Ave, curiosamente vindo de uma derrota forasteira de 7-2 em casa da AD Fundão (equipa que eliminou o "nosso" VF2001). Adivinhava-se um jogo muito complicado para a equipa viseense mas a esperança em fazer história levou muito público ao municipal de Nelas. A equipa orientada pelo experiente técnico Paulo Alves aparecia motivada pelo 1º lugar provisório no campeonato nacional da 3ª divisão. Início do jogo morno, com as equipas a "estudarem-se" mutuamente e procurarem ganhar confiança na posse de bola. Marcaria primeiro a equipa nelense através de um dos seus melhores executantes Vítor Pais. Estava feita meia surpresa, faltava o resto. Respondeu bem o Rio Ave subindo as linhas, pressionando o ABC Nelas logo na saída da bola e criando algumas oportunidades em virtude dessa mesma pressão defensiva, conseguindo mesmo marcar 2 golos nesse período.
Num jogo jogado de baliza a baliza (dada a velocidade e ritmo do jogo), seria o ABC Nelas a ter uma das melhores oportunidades para empatar o jogo quando Edu na cara do guarda-redes falha uma oportunidade flagrante. E diga-se seria um empate justo dado o empenho e qualidade de jogo demonstrada pela equipa da casa. Nos minutos finais, a perder por 1-2, arriscou o ABC Nelas ao jogar em superioridade numérica no processo ofensivo (5x4). E quando se começava a acreditar no empate (dadas as oportunidades criadas pelo ABC Nelas nestas situações especificas), um mau passe do jogador central para um dos colegas da lateral, levou a uma intercepção do jogador do Rio Ave e estava feito o 1-3 a menos de 3 minutos do final. O desânimo apoderou-se então da equipa da casa que viria a sofrer mais 2 golos até final do encontro. 
Em suma, jogo muito disputado, com o ABC Nelas a deixar uma imagem muito positiva e a deixar "água na boca" dos adeptos tendo em conta as expectativas existentes para o resto do Campeonato Nacional da 3ª divisão. Parabéns ABC e continuem o excelente trabalho que a subida ficará mais próxima...

Seniores Masculinos Divisão de Honra


5ª Jornada (30/10)

A. Académica Viseu 5-5 S. João Pesqueira

Jogo entre duas equipas que aspiram "algo mais" do que a manutenção. Início muito forte da AAV que chegaria ao 4-0 ainda durante a 1ª parte do encontro. A CBSJ Pesqueira pareceu algo surpreendida, mas a verdade é que a qualidade individual dos jogadores academistas merece respeito e algumas cautelas. Depois deste início comprometedor e talvez derivado a algum excesso de confiança, a verdade é que na 2ª parte e quando algumas pessoas pensavam que o resultado já estaria decidido, a equipa forasteira, através de uma atitude notável e com grande espírito de entre-ajuda  viria a empatar 4-4 a poucos minutos do final da partida. Reagiu a AAV, que depois de falhar algumas situações de contra-ataque, viria a fazer o 5-4 através de um livre de 10 metros apontado por João. Com pouco tempo para jogar apostava a CBSJ Pesqueira por colocar o seu capitão Jóia como guarda-redes avançado e na primeira situação em que isso sucede, é premiada com a obtenção do 5-5 através de um remate fora da área. O jogo entrou então numa fase muito rápida do jogo, com transições ofensivas constantes de um lado e de outro e a verdade é que a vitória podia ter caído para qualquer dos lados. Empate que se pode considerar justo, em virtude da entrada muito positiva da AAV no jogo e uma resposta, não menos positiva, por parte da equipa forasteira, alicerçada por um espírito de grupo que dá ideia de ser um ponto forte desta equipa que continua a surpreender (apenas quem não viu esta equipa jogar o ano passado).

Gigantes Mangualde 0-5 Gumirães
  
Jogo grande da 5ª jornada da divisão de honra da AFViseu. Pavilhão bem composto para receber duas equipas em grande na prova. O Gigantes a apenas 2 pontos de distância da frente do campeonato mas com menos um jogo realizado poderia assumir o comando da classificação e reforçar a candidatura surpresa ao título de campeão, logo num ano em que teve de reduzir despesas e apostar apenas na prata da casa. Do outro lado um Gumirães Futsal que apostou forte para este ano com um conjunto de contratações que colocam a equipa no lote de favoritas para a conquista do título e consequente subida aos campeonatos nacionais. Duas equipas que apareceram neste jogo com diferentes estados de espírito, o Gigantes que vinha de uma vitória motivadora perante o Lamego Futsal e o Gumirães que vinha de uma derrota no campo da CBSJ Pesqueira.
Começou melhor o Gumirães que chegou cedo à vantagem no marcador, num lance em que ficam dúvidas se a bola terá ou não entrado totalmente na baliza de Ricardo. Este golo viria a reforçar o início dominador, no que diz respeito à posse de bola, do Gumirães, com a equipa da casa a manter as linhas defensivas baixas e a apostar em transições rápidas aquando da recuperação da bola. A meio da 1ª parte o Gumirães, através de uma jogada individual de André, chegava ao 2º golo da partida. E quando se esperava que este golo desse alguma tranquilidade à equipas forasteira, aconteceu precisamente o contrário. A equipa do Gigantes subiu as linhas defensivas, pressionando de forma mais agressiva, e conseguiram neste período criar muito perigo para a baliza do Gumirães em 3 ou 4 situações, situações estas em que Francisco foi respondendo à altura. A 2ª parte da partida inicia com novo golo do Gumirães que após boa jogada colectiva chega ao 3º golo da autoria de Ronaldinho (ex-Gigantes). O jogo esse continuava com a mesma toada. Um Gumirães Futsal com mais posse de bola e um Gigantes mais pressionante e mais perigoso, equipa que só não chegou ao golo ora por mérito do guarda-redes Franscisco, ora por ineficácia dos seus atletas na hora de finalizar. A meio da 2ª parte, e um pouco contra a corrente do jogo, o Gumirães, numa saída rápida de pressão, consegue chegar ao 4º golo da partida numa bela finalização de Bruno. Estava decidido o vencedor do encontro. Até ao final aproveitaram os treinadores para dar rodagem a atletas com menos minutos de competição, e isso notou-se na qualidade de jogo de ambos os conjuntos, tendo, no entanto, o Gumirães ainda chegado ao 0-5 final com novo golo de Hugo. Na nossa opinião foi um bom espectáculo de Futsal, com muito público presente, com um vencedor justo, apesar da excelente réplica dada pela equipa do Gigantes (merecia um resultado mais nivelado por todo o que fez durante a partida).
 
Lamego FOOT 6-0 Balsa Nova
 

Encontravam-se duas equipas a precisar de vitórias e pontos para fugir aos últimos lugares. Apresentou-se desfalcada a equipa récem despromovida do Campeonato Nacional da 3ª divisão, com algumas ausências importantes. Jogo sem história com um aguerrido Lamego a não tirar o pé do acelerador e aproveitar as carências do adversário para chegar a uma vitória moralizadora.


CB C. Daire 3-4 Inter Futsal
 
Mais uma vitória moralizadora do Inter que lhe permite continuar no topo da classificação (não temos informações sobre este jogo)
 
CB Moimenta Beira 7-2 SM Orgens (não temos informações sobre este jogo)

Armamar 4-4 SM Mouros (não temos informações sobre este jogo)

Mais dois pontos perdidos? ou 1 ganho? pela equipa do SMMouros.

Seniores Feminino 1.ª Divisão

5ª Jornada (30/10)

Ol. Frades 1-2 O Crasto
Inter Futsal 5-4 Lusitano Vildemoinhos
Carbelrio 0-4 GD Penedono
Vilar de Besteiros 3-4 GD Mangualde
Canas Mais Jovem 0-2 CB Mortágua
Unidos Estação 9-1 Naval Viseu

Mais uma vitória da equipa do Unidos da Estação perante uma frágil equipa da Naval Viseu. O GD Penedono continua a onda vitoriosa e espera-se com ansiedade os confrontos entre os dois líderes da prova. A continuar assim, será nos jogos GD Penedono - Unidos da Estação e Unidos da Estação - GD Penedono que se irá resolver o campeonato. Salvo surpresas de última hora. Destaque também para a vitória do O Crasto em casa do Oliveira de Frades. Boa sorte a todas as equipas.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resultados Fim de Semana 30-31/10

Taça de Portugal

Viseu Futsal 2001 3-8 AD Fundão

ABC Nelas 1-5 Rio Ave Futsal

Seniores Masculinos Divisão de Honra

5ª Jornada (30/10)
A. Académica Viseu 5-5 S. João Pesqueira
Gigantes Mangualde 0-5 Gumirães
Lamego FOOT 6-0 Balsa Nova
CB C. Daire 3-4 Inter Futsal
CB Moimenta Beira 7-2 SM Orgens
Armamar 4-4 SM Mouros

Seniores Feminino 1.ª Divisão
5ª Jornada (30/10)
Ol. Frades 1-2 O Crasto
Inter Futsal 5-4 Lusitano Vildemoinhos
Carbelrio 0-4 GD Penedono
Vilar de Besteiros 3-4 GD Mangualde
Canas Mais Jovem 0-2 CB Mortágua
Unidos Estação 9-1 Naval Viseu

Não perca análise à jornada em breve (se souberes informações sobre jogos envia para o email desportoemviseu@gmail.com). Obrigado.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Campeonato Distrital Divisão de Honra

Momento de reflexão.

Basta uma breve passagem pelos blogs dos clubes da região para assistirmos a frases como "principalmente os...que viram um jogador expulso por mero prazer do próprio juiz da partida", "por isso não gosta que sejam usados e abusados por certos indivíduos que sentem no apito aquilo que se calhar não são em casa" ou "falhas técnicas evidentes com deficientes interpretações de lances com um prejuízo claro do...". De facto, isto não é nada comparado com os comentários na maioria dos blogs da especialidade.

Mas será que tudo isto não podia ser evitado?
Será que os clubes têm de insistir na ideia do "perdemos, fomos prejudicados", "perdemos, foi culpa do árbitro", "perdemos, é dificil jogar 5 contra 7 o jogo todo"...
Será que os treinadores têm sempre de procurar, em caso de insucesso desportivo, a desculpa fácil?
Será que os jogadores têm de desacreditar o seu insucesso com os erros (ou possíveis erros) dos árbitros?
Será que os árbitros têm de ser prepotentes ao ponto de prejudicarem intencionalmente uma equipa só porque um jogador não reagiu bem num determinado lance?

De facto, parece difícil. Os árbitros erram. Tal como erram os dirigentes. Os treinadores. Os jogadores. E mesmo os espectadores. Todos sabemos isso. E se não houvesse árbitros seria mais fácil? Não acredito.

Será que os clubes nunca perdem porque jogaram contra uma equipa que conseguiu ser mais forte naquele dia? Será que os treinadores nunca perdem porque erraram na abordagem táctica ao jogo, nas opções estratégicas que tomaram durante a partida ou porque não conseguiram incutir no plantel uma semana de treino motivadora, dinâmica e produtiva? Será que os jogadores nunca perdem porque correram menos e jogaram de forma menos agressiva e eficiente que os adversários?

E será que os árbitros não podiam deixar a arrogância e a prepotência do lado de fora do pavilhão? Assumindo que erram de forma natural e não prejudicando intencionalmente (sim, todos sabemos que isso, por vezes, acontece. Infelizmente) equipas só porque um jogador dessa equipa não foi o mais correcto na abordagem ao mesmo?

Será que o Futsal não seria mais atractivo se o interesse colectivo abrangesse unicamente o espectáculo e valorizando todos os intervenientes que nele participam?

Acredito que sim. Acredito que o Futsal (como outras modalidades) teria muito a ganhar com a mudança de mentalidades. Com o desfoque da desculpa fácil e gratuita. Com a assumir que nem sempre as coisas correm bem. Com o reconhecer que existem, mesmo, três resultados possíveis...

Enquanto isto não acontece, vamos continuando nesta pasmaceira de influências, em que tudo fala e poucos têm razão. Salva-se a emoção, o espectáculo, a incerteza no resultado e, de quando em vez, a qualidade técnico-táctica dos jogos. Sim, aqueles que nos fazem perceber o significado da máxima "Futsal - Ataque contra Ataque".
Da minha parte fica a esperança que algum dia isto mude, e até lá, força a todas as equipas viseenses, que continuem a dignificar um espectáculo que tanto amantes tem conquistado por esse País fora.

Bons jogos para o fim-de-semana.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Resultados do Fim de Semana 23-24/10

Mais uma jornada, novas emoções, estas sim à flor da pele

2ª Divisão Nacional

Viseu Futsal 2001 2-2 Póvoa Futsal

Na 2ª Divisão o Viseu Futsal2001 recebeu o surpreendente Póvoa Futsal, e assistiu-se a uma bela partida de Futsal. A máxima "Ataque contra Ataque" aplica-se na perfeição a este jogo realizado no pavilhão do Inatel.  Jogo frenético e emotivo do inicio ao fim, com duas boas equipas recheadas de excelentes executantes. Começou melhor o VF2001 na primeira parte chegando ao golo ao minuto 9, respondeu com um Futsal prático mas de boa qualidade o Póvoa Futsal, tendo mesmo chegado à igualdade e "exigindo" outra abordagem ao jogo por parte do VF2001. Nos minutos finais da primeira parte a equipa da casa voltou a exercer algum domínio no jogo, através de trocas rápidas de bola e uma pressão mais consistente ao portador da bola, domínio que se iria traduzir no 2º golo já perto do intervalo. Mudou o jogo na 2ª parte. O Póvoa Futsal surgiu com a "cara lavada" e com grande atitude dos seus jogadores "empurrou" o VF2001 para o seu meio campo (a acumulação de faltas não ajudou a equipa viseense) e com uma pressão alta na 1ª linha do adversário obrigou o adversário a errar muitos passes, criando instabilidade emocional nos seus jogadores. Foi com alguma naturalidade que o empate surgiu neste período de maior ascendente da equipa forasteira. Daqui para a frente assistiu-se a duas equipas à procura constantemente do 3º golo e da vitória, com transições ofensivas constantes e momentos onde a qualidade técnica dos jogadores de ambas as equipas fizeram vibrar os espectadores nas bancadas. Valeram os guarda-redes e os postes para o resultado não revelar alterações até final. Fica o bom espectáculo dado por duas equipas que dão mostras de quererem (e parece-me que conseguirão...) alcançar os primeiros lugares da classificação.

3ª Divisão Nacional
Rio Moinhos 1-6 Crecor

ABC Nelas 3-3 Vale Cambra Futsal

Gondomar Futsal 5-4 AJAB Tabuaço

Na 3ª Divisão as equipas viseenses tiveram um fim de semana para esquecer. O Rio Moinhos  jogando em casa, e depois de uma vitória importantissima alcançada fora de casa, recebia o candidato Crecor (treinada pelo ex-adjunto de Orlando Duarte na selecção portuguesa Luís Almeida)  e não conseguiu suster a maior valia do adversário. Jogadores com enorme experiência nas divisões nacionais e com boa qualidade técnica fizeram a diferença perante um adversário que procura "combater" este desnível táctico e técnico com raça e atitude dos seus atletas. Ás vezes não chega mas está de parabéns o Rio Moinhos pelo trabalho desenvolvido.
O ABC Nelas recebia no seu reduto a equipa valecambrense (muito renovada, com muitas entradas e saídas de jogadores após a troca directiva no final da última época), e não conseguiu mais do que um empate a 3 bolas. Soube a pouco este resultado, num ano de aposta clara na subida à 2ª divisão nacional. Mas o campeonato ainda vai no seu inicio e a qualidade apresentada neste inicio de época tem tudo para dar frutos.
A AJAB Tabuaço teve uma deslocação difícil ao terreno do Gondomar. Acabou por perder o jogo pela diferença mínima mas continua a dar mostras de respirar confiança e ambição.
Força a continuem a dignificar o Futsal de Viseu.

Seniores Masculinos Divisão de Honra

4ª Jornada (23/10)

A. Académica Viseu 2-2 Armamar
CB S. João Pesqueira 9-6 Gumirães
Gigantes Mangualde 7-2 Lamego FOOT
CB C. Daire 2-1 Balsa Nova
Inter Futsal 3-2 CB Moimenta Beira
SM Orgens 3-2 SM Mouros

No Campeonato Distrital - Divisão de Honra, pode haver novo líder isolado. Caso ganhe o jogo em atraso o Gigantes pode ascender ao topo da tabela classificativa. Houve surpresas (ou talvez não) na 3ª jornada do campeonato distrital, a começar logo pela derrota do São Martinho de Mouros perante o surpreendente SM Orgens. Para muitos equipa candidata a descer, a verdade é que já conseguiu 6 pontos em apenas 4 jornadas, e assume-se como pretendente a ser uma das surpresas da prova.
Também na Pesqueira aconteceu aquilo que se pode considerar uma meia surpresa. Dois candidatos assumidos, boa qualidade técnica dos jogadores, boa qualidade táctica de ambas as equipas (embora jogando com conceitos e princípios de jogo diferentes). Surpreendeu a equipa da Pesqueira com transições rápidas a partir de reposições rápidas da bola em jogo, e ao intervalo já ganhava por 5-2. Respondeu o Gumirães na 2ª parte chegando a um momentâneo 6-5, mas numa recuperação de bola através de pressão alta o Pesqueira chegou ao 7-5 e conseguiu manter e dilatar a vantagem até final da partida. O facto do Gumirães ter vindo para este jogo desfalcado de alguns jogadores importantes não justifica tudo, até porque jogaram perante um adversário que perdeu um jogador importante na manobra ofensiva da equipa para o VF2001 (Miguel) e que acaba o jogo com a sensação que a atitude competitiva posta em jogo foi suficiente para levar de vencida outro dos candidatos aos primeiros lugares do campeonato.
Por sua vez o Inter voltou a ganhar e consolida a sua posição no topo da tabela. Vitória que se pode considerar normal, apesar da réplica dada pela equipa de Moimenta (excelente exibição do seu GR).
Em Castro Daire jogo emotivo com a vitória a sorrir para a equipa castrense. A Balsa vai melhorando com o tempo e procura uma vitória que dê alento a motivação para uma abordagem diferente ao resto do campeonato.
Em Viseu, a AAV recebia o motivado Armamar, vindo de uma gorda vitória perante o seu público. Começou melhor a AAV que ao intervalo vencia por escasso 1-0 (dada a supremacia evidenciada na 1ª parte). Respondeu o Armamar na 2ª parte através de transições rápidas, aproveitando o excesso de individualismo dos jogadores da equipa da casa, conseguindo virar o jogo para 1-2 e provocando muita inquietação e nervosismo nos jogadores da AAV. Perto do final a AAV acabaria por empatar o jogo, já depois do Armamar falhar algumas oportunidades com o resultado em 1-2. Resultado que se pode considerar justo pelo empenho de ambos os conjuntos, embora a AAV tenha mostrado mais qualidade de jogo e que poderia ter resolvido o jogo ainda na 1ª parte.

Seniores Feminino 1.ª Divisão

4ª Jornada (23/10)

Ol. Frades 2-7 Unidos Estação
O Crasto 3-7 Inter Futsal
Lusitano Vildemoinhos 4-4 Carbelrio
GD Penedono 14-0 Vilar de Besteiros
GD Mangualde 4-3 Canas Mais Jovem
CB Mortágua 2-7 Naval Viseu

No Futsal Feminino o Unidos da Estação demonstrou em Oliveira de Frades ser, de facto, a melhor equipa do campeonato e, com maior ou menor dificuldade, a principal candidata a representar Viseu no fase nacional do campeonato. Excelente jogo, entre duas boas equipas, mas maior qualidade técnica e organização de jogo (normal tendo em conta que o Oliveira entrou pela primeira vez no campeonato este ano) por parte do Unidos da Estação que resolveu o jogo a seu favor.
Destaque para a 4ª vitória no campeonato para a equipa de Penedono, que parece ser, afinal, a única a poder parar a caminhada triunfal da equipa sampedrense no campeonato. A ver vamos.
Por último destaque para a derrota do outrora candidato O Castro em casa perante um Inter Futsal que ainda não tinha , até este jogo, qualquer vitória no campeonato.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jogos do próximo Fim de Semana

Sábado dia 23 de Outubro

14H
Lusitano Vildemoinhos - Carbelrio (Feminino)

15H

"O Crasto" - Inter (Feminino)
GD Mangualde - Canas Mais Jovem (Feminino)
CB Mórtagua - Naval Viseu

16H

GD Penedono - Vilar Besteiros (Feminino)

17H


Viseu Futsal 2001 - Póvoa Futsal
A única equipa viseense presente na 2ª divisão recebe o surpreendente Póvoa Futsal, que ainda não perdeu este ano para o campeonato nacional. Espera-se um jogo emotivo mas que no final a equipa da casa confirme o favoritismo inicial.

ABC Nelas - Vale Cambra
Depois de uma vitória categórica em Aveiro, o ABC Nelas pretende continuar na senda de vitórias que permita alimentar, cada vez mais, o sonho da subida. Pela frente um adversário que subiu este ano da distrital de Aveiro mas que promete com 2 vitórias em 2 jogos neste inicio de campeonato.


Oliveira Frades - Unidos Estação (Feminino)
Jogo grande da jornada no que diz respeito ao Camp. Dist. Feminino de Futsal. Duas equipas até ao momento imbatíveis e que somam por vitórias todos os encontros realizados. Favoritismo claro (pela história recente) para o Unidos Estação, mas em "Ataque contra Ataque" não há vencedores antecipados.

SJ Pesqueira - Gumirães
Na minha opinião, jogo da jornada na divisão de honra. Gumirães líder invicto da prova desloca-se a um pavilhão habituado a ver vitórias da equipa da casa. Com 6 pontos em 3 jogos a equipa da casa quer igualar o Gumirães na tabela classificativa e assumir-se como candidato ao 1º lugar do campeonato.

Balsa Nova - CB Castro Daire
Jogo em que a equipa da casa procura a primeira vitória do campeonato perante um adversário "desconhecido" (ainda só participou num jogo do campeonato e com muitas baixas nesse jogo).

17H30
Inter Tarouca - CB Moimenta da Beira
Outro jogo de difícil prognóstico. Candidato Inter contra um candidato improvável. Duas equipas que iniciaram da melhor forma o campeonato e procuram a vitória que permita continuar no topo da tabela classificativa.

18H

Rio Moinhos - Crecor
Depois da primeira vitória do campeonato espera-se uma equipa da casa motivada e sonhadora. Esperemos que os sonhos não sejam curtos para uma Crecor bem orientada e recheada de valores individuais. "O sonho comanda a vida". Força.

19H
Gigantes Mangualde - Lamego FOOT
Favoritismo claro da equipa dos Gigantes, tendo em conta o inicio de campeonato da equipa visitante. Mas cuidado. Fica a sensação que o Lamego FOOT ainda não mostrou o que supostamente vale.

21H

AAV - Armamar

SM Orgens - São Martinho de Mouros.

Domingo dia 24 de Outubro

16H
Viseu Futsal 2001 - Sporting Clube Portugal (Jogo amigável patrocinado por Lancheirão)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resultados da Semana

Mais uma jornada, mais emoções à flor da pele.
2ª Divisão Nacional

SC Braga - Viseu Futsal 2001 4-3

Na 2ª Divisão o Viseu Futsal2001 vendeu cara a derrota perante um candidato assumido à subida de divisão. Num jogo equilibrado o Braga acaba por ser mais feliz. A expulsão de Pirata (um dos melhores executantes do clube visiense) terá contribuído.

3ª Divisão Nacional
Monte Pedras - Rio Moinhos 3-6

Gafanha - ABC Nelas 1-8

Tabuaço 7-4 Ossela

Na 3ª Divisão o Rio Moinhos alcança a primeira vitória. Com certeza soube um pouco melhor depois das críticas durante a semana. A crítica quando é construtiva leva-nos a pensar e agir em consonância com as ideias de jogo e formas de pensar individuais. A crítica por crítica tem um sabor "agreste" a inveja, prepotência e falta de consciência desportiva. Se o Rio Moinhos está na 3ª Divisão é porque no campeonato anterior acabou na 2ª posição a apenas 1 escasso ponto da subida directa. Descendo ou não, está com mérito, e uma boa representação no campeonato por parte do clube era positivo para todo o distrito.
Já o ABC Nelas e a AJAB Tabuaço continuam a senda vitoriosa no campeonato e prometem uma época vitoriosa. A ver vamos mas temos esperança que aconteça. Qualidade existe, a sorte e as arbitragens ajudem.

Seniores Masculinos Divisão de Honra

3ª Jornada (16/10)
Gumirães 11-8 AAV
Lamego FOOT 3-11 CBSJ Pesqueira
CB C. Daire - Gigantes Mangualde (ADIADO para 01/12/10)
CB Moimenta Beira 7-3 Balsa Nova
SM Mouros 2-0 Inter Futsal
Armamar 10-4 SM Orgens

No Campeonato Distrital - Divisão de Honra, existe líder isolado, com o Gumirães a acumular 9 pontos em 3 jogos. Num inicio de campeonato algo atribulado (jogos adiados, equipas com poucos jogadores inscritos, arbitragens irregulares (a julgar pelos comentários)), algumas equipas começam a marcar terreno.
No derby visiense, encontros marcados desde sempre por alguma rivalidade, foi o Gumirães que acabou a sorrir. Mas nem sempre foi assim. A uma equipa do Gumirães com bons executantes, que procura assumir o jogo e imprimir velocidade à troca de bola, respondeu a AAV bem organizada defensivamente, a conceder poucos espaços nas zonas de finalização e respondendo em rápidos e perigosos contra-ataques. O resultado ao intervalo premiava esta abordagem ao jogo da AAV, defensiva diriam alguns, a possível diriam outros. De facto, parece-me que cada um joga com os ovos que tem. Existem várias formas de fazer "omoletes". Na segunda parte assistiu-se à mesma tendência de jogo, mas com outros resultados práticos. Melhor o Gumirães, mais pressionante e com mais eficácia nas situações de finalização. Quando a 3 minutos do fim o marcador marcava 6-6, e começava-se a acreditar num empate, acabou por ser mais feliz o Gumirães que marcando 2 golos quase seguidos resolveu o jogo a seu favor. Em suma, num jogo marcado por alguma fragilidade defensiva por parte de ambas as equipas, muito emoção e bons golos numa vitória justa por parte do Gumirães, na minha opinião, perante um adversário que "vendeu cara" a derrota, demonstrando ser uma equipa a ter em conta no desfecho do campeonato.
Também em São Martinho de Mouros a equipa da casa confirmou o favoritismo batendo a equipa do Inter de Tarouca com golos de Eddy e Jorginho.
Em Lamego a equipa da casa continua a desiludir, depois de um defeso em que reforçou-se com jogadores do vizinho Inter, não tendo conseguido amealhar qualquer ponto e perdendo por uns "sofríveis" 11-3, perante um São João da Pesqueira que não se limita a assumir a candidatura ao campeonato fora dos campos mas demonstra capacidade para discutir o resultado contra qualquer adversário (para a semana há um SJ Pesqueira - Gumirães).
Nas restantes partidas Moimenta Beira e Armamar beneficiam do factor casa e conseguem vitórias folgadas perante Balsa Nova e São Martinhos.

Seniores Feminino 1.ª Divisão

3ª Jornada (16/10)

Inter Futsal 0-6 Ol. Frades
Carbelrio 8-3 O Crasto
Vilar de Besteiros 2-13 Lusitano Vildemoinhos
Canas Mais Jovem 0-3 GD Penedono
Naval Viseu 9-2 GD Mangualde
Unidos Estação 11-2 CB Mortágua


Em relação ao Futsal Feminino mais um vitória do campeão das épocas anteriores Unidos da Estação. A falta de competitividade nos últimos campeonatos tem levado a dificuldades de abordagem na 2ª fase por parte da equipa orientada pelo técnico Roger. Na mesma onda de vitórias continuam Oliveira de Frades e Penedono. Esperemos que signifique maior competitividade para este campeonato e que o vencedor do mesmo, consiga beneficiar deste facto e consiga ser mais competitivo no duelo com equipas de outros campeonatos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Divisão Honra AFV

Depois das principais alterações aos plantéis das equipas visienses que militam na 2ª e 3ª divisões nacionais, iremos divulgar as principais alterações das equipas (que mandaram informação ou têm disponível nos seus sites) que fazem parte da Divisão de Honra da AFV.

São Martinho de Mouros
São reforços para esta época Jorge, Marquitos e Maia, todos ex-Baião (campeã da 2ª divisão distrital de Futsal da AFPorto na época passada) e o guarda-redes Luís, ex-Mesão Frio.
Transitam da época passada Ronaldinho, Cuco, Fabian, Edy, Joaquim, Marco, Nuno, Nibinho, Ricardinho, Carvalho, Samuka, Rui Miguel, Rebelo e Filipe.

Gigantes de Mangualde
São reforços para esta época, com alguns regressos a casa, André Coelho, Ricardo Salvador, Bruno Pinto, Humberto e 6 ex-juniores do clube.
Transitam da época anterior o capitão Igor Figueiredo, Rui Marques, Pedro Matos, António Ribeiro Heldér Lemos (Pitinha) e Filipe Silva.

Gumirães
São reforços para esta época Hélder Amaral, Bruno Marques, André Sapata, Luís Martins, Miguel Marques, Roberto Santos e Ricardo Duarte.
Transitam da época passada Gualter Galega, Marco Correia, Pedro Nascimento, Chico, Rike, Pedro Pereira e Daniel Rodrigues.

Associação Académica
São reforços Emanuel, Romão, André Gr, Pompeu e Renato.
Transitam Rui Morais, João Moita, Tiago Carvalho, Nuno Figueiredo, Prudêncio e Maurito.

Balsa Nova
São reforços certos Mário Faria, Diogo Faria, Márcio, Luís Simões, Álvaro, Daniel Marques, Hugo Marques, Luís Almeida, Pedro Silva e Renato Ferreira.
Transitam Rafael, Flávio, Ricardo Ferreira, Christopher e Filipe Casimiro.

Inter de Tarouca
Plantel: Gr - Fábio, Pedro e Hélder; Jogadores de campo - Hugo, Daniel, Roto, João, Roberto, Jovito, Fifas, Rúben e Zézito.

Aguardamos que enviem mais informação útil para o nosso endereço electrónico.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Se podia ser diferente? Poder podia...mas não era a mesma coisa...

E eis que há segunda jornada dos campeonatos (1ª dos campeonatos nacionais) começam as primeiras picardias. Uns radicalizam o seu descontentamento, outros exarcebam a felicidade que lhes assiste, outros revoltam-se com a arbitragem, alguns (poucos) elogiam a arbitragem, a maioria rejubila com as andanças e desandanças dos blogs, que exaltam sentimentos.

O senso comum diz.me que quando perdemos é porque o árbitro roubou, se jogamos bem e ganhamos é porque fui extremamente competente, se jogamos mal e ganhamos é porque a equipa esteve regular.., isto é o senso comum, a maioria dos comentários lidos leva-nos a este propósito. Mas ninguém leva a mal. É este propósito que traz alegria!
O campeonato ainda agora começou, muitas vitórias vão acontecer, muitas derrotas serão inevitávies, mas estas "pseudo comentários" dão alegria, dão vivacidade, transmitem emotividade e fatigam o stress do dia-a-dia.

De tudo isto há a lamentar as lesões dos jogadores Ricardo Sabugueiro do Gumirães e Bruno Pinto dos Gigantes.  As melhoras para os dois! (e para mais algum que não tenha conhecimento)

Mas também há coisas a realçar, desde logo a vitória do VF2001 frente ao outrora poderoso Boavista, como também a 1ª vitória do ABC Nelas e do Tabuaço (esta fora de casa) na 3ª Divisão.
No resto ainda é cedo, mas enquanto há sonho há esperança, e enquanto há esperança há vitalidade e vontade de vencer! Quanto a mim ainda são todos candidatos! Legitimamente...
Que ganhe o Futsal!

Resultados do Fim de Semana

2ª Divisão Nacional

Viseu Futsal 2001 - Boavista 4-2

3ª Divisão Nacional

Rio Moinhos - Cohaemato 1-14

ABC Nelas - Monte Pedras 6-2

Académica Leça - Tabuaço 2-4

Seniores Masculinos Divisão de Honra
2ª Jornada (09/10)
Gumirães 4-1 Armamar
A. Académica Viseu 3-2 Lamego FOOT
S. João Pesqueira 10-5 CB C. Daire
Gigantes Mangualde 4-2 CB Moimenta Beira
Balsa Nova 2-10 SM Mouros
Inter Futsal 6-2 SM Orgens

Seniores Feminino 1.ª Divisão
2ª Jornada (09/10)
Inter Futsal 0-7 Unidos Estação
Ol. Frades 8-5 Carbelrio
O Crasto 12-2 Vilar de Besteiros
Lusitano Vildemoinhos 3-1 Canas Mais Jovem
GD Penedono 4-3 Naval Viseu
GD Mangualde 2-1 CB Mortágua

domingo, 3 de outubro de 2010

Resultados do Fim de Semana

Taça de Portugal

ADC Gualtar - Viseu Futsal 2001 3-5 (a.p.)

AJAB Tabuaço - Académica Coimbra 3-7

Rio Moinhos - Monte Pedras 4-9


Seniores Masculinos Divisão de Honra


1ª Jornada (02/10)
Lamego FOOT 0-6 Gumirães
CB C. Daire - A. Académica Viseu ADIADO 
CB Moimenta Beira 2-0 S. João Pesqueira
SM Mouros 4-4 Gigantes Mangualde
SM Orgens 5-3 Balsa Nova
Armamar 1-2 Inter Futsal


Seniores Feminino 1.ª Divisão

1ª Jornada (02/10)
Carbelrio 10-1 Inter Futsal
Vilar de Besteiros 1-12 Ol. Frades
Canas Mais Jovem 1-3 O Crasto
Naval Viseu 6-0 Lusitano Vildemoinhos
CB Mortágua 2-6 GD Penedono
Unidos Estação 21-0 GD Mangualde

Plantéis 2010/11

Plantéis 2010/11 das equipas visienses participantes nas divisões nacionais de Futsal

Viseu Futsal 2001
São reforços da única equipa visiense representante na 2ª divisão nacional, Pardal e Nilton (ex-AAV), Hélder (ex-Amanhã Criança), Agra e Nito (ex-Nogueirense), Miguel Andrade (ex-SJPesqueira), André Fontes (ex-júnior), Paulo Faria (ex-Rio Ave), Berto (ex-UTAD), Pedro Lopes (ex-Nelas) e Pirata (ex-Módicus).
Renovaram os atletas Diogo, Freitas, Careca e Guri.

Rio Moinhos
Uma das representantes surpresa da 3ª divisão nacional (subiu devido a desistências na 3ª divisão e 2ª divisão nacional). Aposta na prata da casa, nenhum reforço conhecido, plantel com muita experiência que vai procurar disputar todos os jogos com a alegria de quem irá disputar a 3ª nacional "quase sem querer" (devido ao excelente campeonato realizado em 2009/10).

ABC Nelas
Outro dos representantes na 3ª divisão nacional, que parece apostar forte na subida à 2ª divisão. Traitas e Bessa (ex-Lameirinhas) e Zé-Tó (ex-VF2001) são os reforços para esta época. Renovaram do ano passado os seguintes jogadores: Bruno, Nuno Seco, Ricardinho, Júlio, Vitor Pais, Zé Ricardo e Gaza. Existe o rumor que Pelé poderá estar de regresso depois de passagem pelo VF2001 na época passada.

AJAB Tabuaço
A última equipa representante do distrito de Viseu na 3ª divisão nacional. Há espinha dorsal apresentada nos últimos anos juntam-se os reforços Hélder Resende, Ivo e Pedro Carvalho (ex-UTAD), Pica (ex-Macedense) e João Dias e João Marcelo (ex-Drible).

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Época 2010/11

O FutsalVisiense.blogspot.pt dá início a uma nova época do Futsal em Viseu. Destaque para a participação do ViseuFutsal2001 na 2ª divisão nacional e a presença de 3 equipas do distrito na actual 3ª divisão nacional - ABC Nelas, AJAB Tabuaço e Rio Moinhos.

No sentido de melhorarmos este serviço pedíamos a colaboração de todos os que possam ajudam na divulgação e promoção do Futsal no nosso Distrito. Todos os interessados devem fazer chegar informções, noticias, novidades que achem pertinentes ao email desportoemviseu@gmail.com.

Na véspera do começo dos Campeonatos Distritais e Taça de Portugal, no que diz respeito às equipas que participam nos campeonatos nacionais, pedimos a todos que possam mandar informações importantes sobre reforços, constituição plantéis, etc..., bem como, análises breves aos jogos que vão acontecendo um pouco por todo o distrito. Sempre que possível (vamos tentar que seja na maior brevidade temporal) vamos publicar as mesmas informações.

Obrigado, por antecipação, a todos os que possam colaborar no sentido da divulgação do Futsal no distrito de Viseu.