Basta uma breve passagem pelos blogs dos clubes da região para assistirmos a frases como "principalmente os...que viram um jogador expulso por mero prazer do próprio juiz da partida", "por isso não gosta que sejam usados e abusados por certos indivíduos que sentem no apito aquilo que se calhar não são em casa" ou "falhas técnicas evidentes com deficientes interpretações de lances com um prejuízo claro do...". De facto, isto não é nada comparado com os comentários na maioria dos blogs da especialidade.
Mas será que tudo isto não podia ser evitado?
Será que os clubes têm de insistir na ideia do "perdemos, fomos prejudicados", "perdemos, foi culpa do árbitro", "perdemos, é dificil jogar 5 contra 7 o jogo todo"...
Será que os treinadores têm sempre de procurar, em caso de insucesso desportivo, a desculpa fácil?
Será que os jogadores têm de desacreditar o seu insucesso com os erros (ou possíveis erros) dos árbitros?
Será que os árbitros têm de ser prepotentes ao ponto de prejudicarem intencionalmente uma equipa só porque um jogador não reagiu bem num determinado lance?
De facto, parece difícil. Os árbitros erram. Tal como erram os dirigentes. Os treinadores. Os jogadores. E mesmo os espectadores. Todos sabemos isso. E se não houvesse árbitros seria mais fácil? Não acredito.
Será que os clubes nunca perdem porque jogaram contra uma equipa que conseguiu ser mais forte naquele dia? Será que os treinadores nunca perdem porque erraram na abordagem táctica ao jogo, nas opções estratégicas que tomaram durante a partida ou porque não conseguiram incutir no plantel uma semana de treino motivadora, dinâmica e produtiva? Será que os jogadores nunca perdem porque correram menos e jogaram de forma menos agressiva e eficiente que os adversários?
E será que os árbitros não podiam deixar a arrogância e a prepotência do lado de fora do pavilhão? Assumindo que erram de forma natural e não prejudicando intencionalmente (sim, todos sabemos que isso, por vezes, acontece. Infelizmente) equipas só porque um jogador dessa equipa não foi o mais correcto na abordagem ao mesmo?
Será que o Futsal não seria mais atractivo se o interesse colectivo abrangesse unicamente o espectáculo e valorizando todos os intervenientes que nele participam?
Acredito que sim. Acredito que o Futsal (como outras modalidades) teria muito a ganhar com a mudança de mentalidades. Com o desfoque da desculpa fácil e gratuita. Com a assumir que nem sempre as coisas correm bem. Com o reconhecer que existem, mesmo, três resultados possíveis...
Enquanto isto não acontece, vamos continuando nesta pasmaceira de influências, em que tudo fala e poucos têm razão. Salva-se a emoção, o espectáculo, a incerteza no resultado e, de quando em vez, a qualidade técnico-táctica dos jogos. Sim, aqueles que nos fazem perceber o significado da máxima "Futsal - Ataque contra Ataque".
Da minha parte fica a esperança que algum dia isto mude, e até lá, força a todas as equipas viseenses, que continuem a dignificar um espectáculo que tanto amantes tem conquistado por esse País fora.
Concordo plenamente com a parte do comentário em que é dito que os responsáveis por muito que vejam as suas equipas serem constantemente prejudicadas, terão de ter bom senso para não incendiar o que por si só já é um "vasto incêndio".
ResponderEliminarMas por outro lado não podemos condenar quem o faz (adeptos, sócios e simpatizantes) que gostam do clube, ou quando muito se deslocam aos pavilhões para se divertirem um pouco e ver um bom jogo de futsal, estes nós (responsáveis) não podemos nem devemos controlar (refiro-me ao que se escreve nos blogs).
Mas de qualquer forma vamos "apenas" para a quinta jornada e aquilo a que vamos assistindo dá que pensar (pelo menos a mim) será que vale a pena continuarmos? será que vale a pena sacrificar-mos as nossas famílias com o tempo que se perde durante a época? acho que tb poderíamos pensar todos seriamente nisto..... um abraço
GSM
Parabéns por este blog,sou um jogador e adepto de futsal e um fiel seguidor deste blog nesta época...continuação de um bom trabalho e continua a mostrar o que de bom tem o futsal na nossa associação. acabem-se as especulaçoes,ganha quem marca mais...por felicidade de uns ou infelicidades de outros. penso que ninguem esta aqui pra prejudicar ninguem,todos queremos ganhar e duvido que alguem goste de perder. mas nao vamos incendiar mais o nosso futsal.
ResponderEliminarcumprimentos S10
Não admito que aqueles que não assistem aos jogos afirmem que os jogadores que são os principais intervenientes e responsáveis pela ida das pessoas aos pavilhões são os principais responsáveis por existirem estas situações de erros de arbitragem e as mesmas serem dissecadas nos blogs durante a semana.
ResponderEliminarSe os jogadores têm de ter cabeça fria durante um jogo de futsal para fazer a leitura mais correcta de cada lance mesmo quando existe uma grande intensidade de jogo aliada a uma forte exigência física e psicológica no momento, mais obrigação tem um árbitro para o fazer.
Há bons árbitros na nossa Associação! Mas não basta saber as regras do jogo para se ser bom árbitro. É preciso se pedagogo, compreensivo e também saber dar-se ao respeito quando é necessário sem ser apenas através da atribuição de cartões. Alguns conseguem, outros não!
Numa equipa, durante a semana analisamos o jogo anterior e preparamos o seguinte. Tentamos corrigir erros. O árbitro também deve fazer a sua análise para procurar melhorar e ultrapassar esses erros no jogo seguinte!
Um erro de um árbitro na amostragem de um cartão leva obrigatoriamente a que um ou mais jogadores não joguem no fim-de-semana seguinte. No entanto, ele no sábado a seguir, mesmo com o/s erro/s grave/s está novamente a apitar porque há poucos árbitros para tantos jogos!
É aqui que está o cerne da questão e a tal injustiça que existe entre os interveniente num jogo de futsal!
Parabéns pelo blog!
Caro amigo,
ResponderEliminarNunca disse no meu texto serem os jogadores os principais responsáveis pelos erros de arbitragem. Com toda a certeza leu o texto a correr. Nunca poderiam ser. OS jogadores são, na minha opinião, isso sim, os principais intervenientes no espectáculo. Não são é os únicos intervenientes. Nem estão livres de errar com deve imaginar.
Tão pouco pretendo ser o advogado do diabo, ou uma espécie de "Robin Hood, o defensor dos pobres (sejam eles quem forem, dirigentes, árbitros, jogadores ou espectadores), apenas gostaria (acredito que seja um sonho demasiado utópico) que as coisas fossem diferentes. Muito diferentes.
Compreendo, como diz o nosso 1º amigo, que é complicado chegar a casa tarde e a más horas 3 ou 4 vezes por semana, fazer sacrifícios pessoais para poder levar um clube para a frente, e chegado o fim de semana sentirmos que o esforço não foi recompensado porque erros dos árbitros nos impossibilitam de atingir o nosso objectivo (leia-se 3 pontos).
Mas também sei que os dirigentes também erram. E os treinadores. E os jogadores. Quantos de nós já não assistimos a reacções de jogadores completamente adversas e contra tudo o que deve ser o "bom senso", instigando a bancada à violência, instigando colegas de equipa contra árbitros e adversários? Muitos seguramente.
Resumindo, os árbitros erram? Erram. E, na minha opinião, a este nível (distrital) até de mais. Apenas penso que o Futsal só tem uma forma de evoluir. Mudança de mentalidades. Todos temos de assumir que erramos, e umas vezes esses erros favorecem-nos, outras não. É assim o Desporto.
Todos os intervenientes têm de evoluir. Ser mais humildes. Trabalhar para melhorar. Respeitar os restantes com fair-play e sentido de responsabilidade. Acredito que as coisas melhorariam. A bem do Futsal.
Erros? Acontecerão sempre... infelizmente.
Bom campeonato para ambos.
Vocês pensam que os árbitros não sacrificam nada na sua vida pessoal e privada? Julgam que ganham rios de dinheiro? Julgam que não são castigados quando erram? Pois estão todos redondamente equivocados... Olhem e para o GSM - corram mais e joguem mais não se queixem nem façam ameaças desnecessárias pois ninguém vos pede por favor para jogarem - não queem desistam, simples... Sempre a falar mal dos árbitros...principalmente o Adjunto que não percebe nada e tem a mania que é ditador e um perseguido...arranjem é treinador encartado e um adjunto à altura (nem uma vitória o ano passado com os Juvenis eu tinha vergonha) e deixem a arbitragem em paz...
ResponderEliminarperdão, acho que tiveram uma e um empate...mas para quem se julga tão importante e sabedor!!!! Já é bom...mas os árbitros é q tiveram sempre a culpa das derrotas
ResponderEliminarEstão a falar de quem?
ResponderEliminarÉ um anormal pá! Chamas para esta discussão problemas pessoais ou de outra ordem para falar dos Gigantes. Alguém te pediu opinião para falares da nossa casa?
ResponderEliminarNem na tua casa deves mandar e ainda vens falar da casa dos outros?
Come a tua sopinha e ata a loja! O Marcos dá muito da sua vida pessoal ao futsal, assim como o Mister Carlos. Sabe mais que tu a léguas, pois aprendeu com quem sabe!
Lá virá um dia o papel para poder ser chamado "treinador" encartado. Só ainda não o tem porque a Associação tem marcado os cursos em altura em que decorre o campeonato.
Quando a ti meu caro, és um rato de esgoto! Que só anda no futsal para fazer mal ao próprio futsal.
Podes querer tapar o sol com a peneira, mas nós já andamos nisto há alguns anos e sabemos quem são os bons e os maus que andam por aí!
A qualidade dos árbitros do nosso campeonato melhorou muito nos últimos anos, muitos têm postura e são sérios, esses devem subir pela sua qualidade! Mas tu, minha pobre alma de espírito, ainda deves fazer parte dos resquícios podres de um passado não muito distante.
Só te desejamos a ti tudo o que nos desejas a nós a dobrar!
Bons jogos para esta tarde e boas prestações para todos os intervenientes!
olá! Ao meu ver o mister Carlos não é para aqui chamado pois é um excelente "treinador", pode nao ter um papel a dar-lhe esse titulo mas os jogos realizados esta epoca provam a sua qualidade...era bom que todos pensassem antes de escrever seja o que for...
ResponderEliminarpenso que todos temos conciência daquilo que fazemos só temos de aceitar os resultados sejamos treinadores, adejuntos, jogadores ou árbitros...
Fica muito mal vir-se para aqui lavar roupa suja e falar de pessoas que tem o seu valor provado...
Joguem mais, arbitem melhor e a cima de tudo tenham mais cabeça para determinadas situações...
E assinem o vosso nome...fica bem...pois quando se fala de outras pessoas não nos devemos esconder!
Bons jogos para todos...
sou treinador, sou encartado, mas nem sempre o fui. concordo q não é o papel q nos dá mais ou menos valor. no entanto, é algo q continuamos a protelar e a permitir, mas todos nós treinadores deveríamos ter um curso q nos habilitasse para tal. tratam-se de competições oficiais, logo deveria ter treinadores habilitados oficialmente para tal. realmente a nossa afviseu não ajuda muito, pois abre cursos e fecha cursos (sem os realizar). não deve ser fácil não ter o número suficiente de inscritos, mas não acredito que sejam sempre os mesmos em 3 anos seguidos em q não se realizam cursos de treinadores de futsal nivel I e II...
ResponderEliminarCaro senhor não sei se têm algo contra mim, mas parece que sim, será inveja? Não sei... Pois primeiro é cobarde faz comentários como anónimo sobre a minha pessoa, segundo só espero que não seja hipócrita, pois possivelmente pelo que vejo já me cumprimentou e está muito interessado na minha carreira de treinador (não encartado), para sua informação estou há três anos inscrito para tirar o curso, mas não há meio de sair...espero pacientemente.
ResponderEliminarE como já foi dito anteriormente preocupe-se consigo, com o seu clube se é que têm?? Ou os GIGANTES já começam a ser incómodos para algumas pessoas?? Parece que sim.
Deixe-me em paz e ao meu clube, no final da época falamos caso se queira identificar.
Uma última palavra de apreço a este blog que serve para dignificar o nosso futsal e não para lavar roupa suja (inveja de certas pessoas)
Lamego Foot 6-0 Balsa Nova
ResponderEliminarEm primeiro queria dar os parabens ao blog, aqui sim tenta-se dignificar o futsal.
ResponderEliminarQuanto as arbitagens acho que esta a melhorar cada ano que passa, com a entrada de muita juventude, é preciso deixa-lo apitar para poderem cometer os seus erros, para depois sim corrigir(nimguem nasce ensinado).
Para isso gostaria de deixar aqui uma deixa, os clubes no inicio da epoca quando se preparam,fisicamente e tacticamente, fazem jogos de treino para ver onde estam os erros da equipa, para depois poderem corrigir para os seguintes jogos.Pois os arbitros so treinam a parte fisica, sera que chega? Acho que nao, na minha opiniao os arbitros deveriam ser obrigados a fazer jogos de treino, sem custos para os clubes, sendo a associaçao de viseu a assumir as despesas, para os arbitos eram uma mais valia,mais jogos(onde poderiam cometer os seus erros e corrigi-los) melhor era a preparaçao. Para associaçao era um investimento em prol do futsal,nao é so pediram aos clubes que increvam equipas.
Por fim quanto se perde o jogo e se vem falar da arbitragem, nao é por ter perdido o jogo pois a outra equipa esteve melhor, agora expulsarem dois jogadores por faltas simples, riem-se na cara deles, e o clube alem de perder o jogo fica privado desses atletas para um ou mais jogos.
ass:cp
Concordo com o CP! A Associação devia preocupar-se em dar minutos de jogo aos árbitros como os clubes se preocupam em dar minutos de jogo aos jogadores nas pré-épocas!
ResponderEliminarOs clubes teriam direito a um número de jogos a definir na pré-época!