Taça de Portugal
Viseu Futsal 2001 3-8 AD Fundão
Nesta 2ª eliminatória da Taça de Portugal a equipa viseense recebia a AD Fundão, equipa há muitos anos a militar na 1ª divisão nacional e a realizar um excelente percurso nesta época 2010/11 com 4 vitórias em 5 jornadas disputadas até ao momento. Esperava-se, pois, um jogo muito complicado para o VF2001. O início do jogo viria comprovar um Fundão favorito, com boa dinâmica ofensiva e boa qualidade individual. Respondia o VF2001, privado de uma dos seus melhores executantes Careca, com transições ofensivas rápidas. Num período de algum equilíbrio na jogo, viria o Fundão a inaugurar o marcador por Liléu (ex - Casa do Benfica de Penamacor) numa boa jogada colectiva dos visitantes. Respondeu bem o VF2001 aumentando a agressividade defensiva e procurando potenciar situações 1x1 no meio campo ofensivo. Foi precisamente numa destas situações que a equipa viseense viria a empatar o jogo numa jogada individual de Pirata (tecnicamente um dos melhores em campo). Momento de festa num pavilhão bem composto, com os viseenses a marcarem presença neste apetecível jogo da Taça de Portugal. Infelizmente para o VF2001 a AD Fundão viria a marcar o 2-1 segundos depois, e este golo teve o condão de reforçar a confiança da equipa visitante, ao mesmo tempo que abalou os jogadores da equipa anfitriã. Assim, foi sem surpresa, que o Fundão viria a marcar o 3º golo antes do intervalo, por intermédio por Jander. Esperava-se uma reacção forte da VF2001 no início da 2ª parte, mas a expulsão do guarda-redes Diogo logo ao 2º minuto da etapa complementar, e a obtenção do 4º golo da AD Fundão nos instantes seguintes aproveitando a superioridade numérica adjacente, viria a "mexer" com os atletas da casa. E se a situação parecia complicada, pior ficou quando após este período infeliz do VF o jogador Buiu marcou o 5º golo da equipa forasteira. Até final uma reacção digna do Viseu Futsal 2001 nunca baixando os braços às adversidades, mas impotente perante o poderio técnico - táctico do actual 3º classificado do campeonato nacional da 1ª divisão. Parabéns ao Viseu Futsal 2001 pelo jogo realizado, pela imagem positiva que dão da região além fronteiras (leia-se na disputa do campeonato da 2ª divisão nacional) e pelo trabalho crescente de desenvolvimento do Futsal - formação.
ABC Nelas 1-5 Rio Ave Futsal
A equipa nelense recebia no seu pavilhão o primo-divisionário Rio Ave, curiosamente vindo de uma derrota forasteira de 7-2 em casa da AD Fundão (equipa que eliminou o "nosso" VF2001). Adivinhava-se um jogo muito complicado para a equipa viseense mas a esperança em fazer história levou muito público ao municipal de Nelas. A equipa orientada pelo experiente técnico Paulo Alves aparecia motivada pelo 1º lugar provisório no campeonato nacional da 3ª divisão. Início do jogo morno, com as equipas a "estudarem-se" mutuamente e procurarem ganhar confiança na posse de bola. Marcaria primeiro a equipa nelense através de um dos seus melhores executantes Vítor Pais. Estava feita meia surpresa, faltava o resto. Respondeu bem o Rio Ave subindo as linhas, pressionando o ABC Nelas logo na saída da bola e criando algumas oportunidades em virtude dessa mesma pressão defensiva, conseguindo mesmo marcar 2 golos nesse período.
Num jogo jogado de baliza a baliza (dada a velocidade e ritmo do jogo), seria o ABC Nelas a ter uma das melhores oportunidades para empatar o jogo quando Edu na cara do guarda-redes falha uma oportunidade flagrante. E diga-se seria um empate justo dado o empenho e qualidade de jogo demonstrada pela equipa da casa. Nos minutos finais, a perder por 1-2, arriscou o ABC Nelas ao jogar em superioridade numérica no processo ofensivo (5x4). E quando se começava a acreditar no empate (dadas as oportunidades criadas pelo ABC Nelas nestas situações especificas), um mau passe do jogador central para um dos colegas da lateral, levou a uma intercepção do jogador do Rio Ave e estava feito o 1-3 a menos de 3 minutos do final. O desânimo apoderou-se então da equipa da casa que viria a sofrer mais 2 golos até final do encontro.
Em suma, jogo muito disputado, com o ABC Nelas a deixar uma imagem muito positiva e a deixar "água na boca" dos adeptos tendo em conta as expectativas existentes para o resto do Campeonato Nacional da 3ª divisão. Parabéns ABC e continuem o excelente trabalho que a subida ficará mais próxima...
5ª Jornada (30/10)
A. Académica Viseu 5-5 S. João Pesqueira
Jogo entre duas equipas que aspiram "algo mais" do que a manutenção. Início muito forte da AAV que chegaria ao 4-0 ainda durante a 1ª parte do encontro. A CBSJ Pesqueira pareceu algo surpreendida, mas a verdade é que a qualidade individual dos jogadores academistas merece respeito e algumas cautelas. Depois deste início comprometedor e talvez derivado a algum excesso de confiança, a verdade é que na 2ª parte e quando algumas pessoas pensavam que o resultado já estaria decidido, a equipa forasteira, através de uma atitude notável e com grande espírito de entre-ajuda viria a empatar 4-4 a poucos minutos do final da partida. Reagiu a AAV, que depois de falhar algumas situações de contra-ataque, viria a fazer o 5-4 através de um livre de 10 metros apontado por João. Com pouco tempo para jogar apostava a CBSJ Pesqueira por colocar o seu capitão Jóia como guarda-redes avançado e na primeira situação em que isso sucede, é premiada com a obtenção do 5-5 através de um remate fora da área. O jogo entrou então numa fase muito rápida do jogo, com transições ofensivas constantes de um lado e de outro e a verdade é que a vitória podia ter caído para qualquer dos lados. Empate que se pode considerar justo, em virtude da entrada muito positiva da AAV no jogo e uma resposta, não menos positiva, por parte da equipa forasteira, alicerçada por um espírito de grupo que dá ideia de ser um ponto forte desta equipa que continua a surpreender (apenas quem não viu esta equipa jogar o ano passado).
Jogo grande da 5ª jornada da divisão de honra da AFViseu. Pavilhão bem composto para receber duas equipas em grande na prova. O Gigantes a apenas 2 pontos de distância da frente do campeonato mas com menos um jogo realizado poderia assumir o comando da classificação e reforçar a candidatura surpresa ao título de campeão, logo num ano em que teve de reduzir despesas e apostar apenas na prata da casa. Do outro lado um Gumirães Futsal que apostou forte para este ano com um conjunto de contratações que colocam a equipa no lote de favoritas para a conquista do título e consequente subida aos campeonatos nacionais. Duas equipas que apareceram neste jogo com diferentes estados de espírito, o Gigantes que vinha de uma vitória motivadora perante o Lamego Futsal e o Gumirães que vinha de uma derrota no campo da CBSJ Pesqueira.
Começou melhor o Gumirães que chegou cedo à vantagem no marcador, num lance em que ficam dúvidas se a bola terá ou não entrado totalmente na baliza de Ricardo. Este golo viria a reforçar o início dominador, no que diz respeito à posse de bola, do Gumirães, com a equipa da casa a manter as linhas defensivas baixas e a apostar em transições rápidas aquando da recuperação da bola. A meio da 1ª parte o Gumirães, através de uma jogada individual de André, chegava ao 2º golo da partida. E quando se esperava que este golo desse alguma tranquilidade à equipas forasteira, aconteceu precisamente o contrário. A equipa do Gigantes subiu as linhas defensivas, pressionando de forma mais agressiva, e conseguiram neste período criar muito perigo para a baliza do Gumirães em 3 ou 4 situações, situações estas em que Francisco foi respondendo à altura. A 2ª parte da partida inicia com novo golo do Gumirães que após boa jogada colectiva chega ao 3º golo da autoria de Ronaldinho (ex-Gigantes). O jogo esse continuava com a mesma toada. Um Gumirães Futsal com mais posse de bola e um Gigantes mais pressionante e mais perigoso, equipa que só não chegou ao golo ora por mérito do guarda-redes Franscisco, ora por ineficácia dos seus atletas na hora de finalizar. A meio da 2ª parte, e um pouco contra a corrente do jogo, o Gumirães, numa saída rápida de pressão, consegue chegar ao 4º golo da partida numa bela finalização de Bruno. Estava decidido o vencedor do encontro. Até ao final aproveitaram os treinadores para dar rodagem a atletas com menos minutos de competição, e isso notou-se na qualidade de jogo de ambos os conjuntos, tendo, no entanto, o Gumirães ainda chegado ao 0-5 final com novo golo de Hugo. Na nossa opinião foi um bom espectáculo de Futsal, com muito público presente, com um vencedor justo, apesar da excelente réplica dada pela equipa do Gigantes (merecia um resultado mais nivelado por todo o que fez durante a partida).
Lamego FOOT 6-0 Balsa Nova
Encontravam-se duas equipas a precisar de vitórias e pontos para fugir aos últimos lugares. Apresentou-se desfalcada a equipa récem despromovida do Campeonato Nacional da 3ª divisão, com algumas ausências importantes. Jogo sem história com um aguerrido Lamego a não tirar o pé do acelerador e aproveitar as carências do adversário para chegar a uma vitória moralizadora.
CB C. Daire 3-4 Inter Futsal
Mais uma vitória moralizadora do Inter que lhe permite continuar no topo da classificação (não temos informações sobre este jogo)
CB Moimenta Beira 7-2 SM Orgens (não temos informações sobre este jogo)
Armamar 4-4 SM Mouros (não temos informações sobre este jogo)
Mais dois pontos perdidos? ou 1 ganho? pela equipa do SMMouros.
Seniores Feminino 1.ª Divisão
5ª Jornada (30/10)
Ol. Frades 1-2 O Crasto
Inter Futsal 5-4 Lusitano Vildemoinhos
Carbelrio 0-4 GD Penedono
Vilar de Besteiros 3-4 GD Mangualde
Canas Mais Jovem 0-2 CB Mortágua
Unidos Estação 9-1 Naval Viseu
Mais uma vitória da equipa do Unidos da Estação perante uma frágil equipa da Naval Viseu. O GD Penedono continua a onda vitoriosa e espera-se com ansiedade os confrontos entre os dois líderes da prova. A continuar assim, será nos jogos GD Penedono - Unidos da Estação e Unidos da Estação - GD Penedono que se irá resolver o campeonato. Salvo surpresas de última hora. Destaque também para a vitória do O Crasto em casa do Oliveira de Frades. Boa sorte a todas as equipas.
A vitória não foi moralizadora, foi uma vitória normal do Inter, num terreno difícil mas normal. Não fosse alguns empurrões para a frente, de forças ocultas o resultado não seria pela margem mínima.
ResponderEliminarestava a gostar mais dos comentários que eram feitos antes do que dos relatos de agora....
ResponderEliminar:)ta porreiro
ResponderEliminarAlguem tem de ser parcial e dar a sua opniao vista de fora de comunicacao social.
Como no record ou na bola ou no jogo por vezes os leitores discordam, mas é mesmo assim.
Espero que nao se fale mais de arbitragens chegou mesmo aquele momente de reflexao por parte do blog e agora s alguem falar q sejam pessoas insatisfeitas ou anonimos.
Ah e esquecime de uma coisa...
ResponderEliminarÉ sempre bom ouvir uma opniao que nao a dos sites dos clubes que sempre se pode ter uma ideia errada, principalmente nos do gumiraes. ;)
Ja nelas viseu futsal ajab lá se vai sabendo qql coisa nos locais deles e na honra tambem temos bastantes divulgadas mas muitos caseirinhos...
Meus caros.
ResponderEliminarQuanto ao 1º comentário devo dizer que é sempre motivador ganhar um jogo fora, ainda por cima frente a uma equipa difícil de bater em sua casa como a CB Castro Daire. Motivador como sinónimo de motivação; alegria; 3 pontos;
Quanto ao resto está tudo bem explicado no "não temos informações sobre este jogo". Ah nem o presenciei. Parabéns pela vitória. Que reforça a motivação. De quem já estava motivado.
Quanto ao 2º comentário, estamos sempre abertos a receber comentários aos jogos de qualquer interveniente. Alguns têm-no feito. Por isso alguns jogos "obtêm" maior atenção. Mas cá estaremos para comentar o "incomentável".
Quanto aos restantes comentários, vamos tentar ser o mais imparciais possíveis, mas como recorremos a informações de blogs e outras que chegam ao nosso email é normal que isso não seja conseguido em toda a sua plenitude. Mas abertos a novos esclarecimentos. Desde que a arbitragem não seja o mais importante tema de conversa. Há tanta coisa mais positiva. Disponham.
Ah. Esclarecendo. No único "caso" de arbitragem que referenciámos na peça, nomeadamente, 1º golo do Gumirães em Mangualde, dois esclarecimentos:
ResponderEliminar- Estive lá e na minha opinião a bola não entrou, mas "aceito" a decisão do árbitro(não que tenha de aceitar nada). As pessoas que estava na bancada no enfiamento da jogada também ficaram com dúvidas. Imaginem o árbitro que está preocupado a muito mais variáveis do que estar sentado a assistir ao jogo..
- É verdade, não merecia o Gigantes se, de facto, a bola não tiver entrado. Influenciou o resultado final? Nunca saberemos. Mas infelizmente são variáveis do jogo não controláveis. E merece muito mais destaque o facto de terem jogado duas excelentes equipas, num pavilhão bem composto e ter havido emoção e espectáculo. Boa sorte a ambos. E a todos os outros.
Eu estive a ver o jogo do gigantes contra o Gumirães não me lembro de ver os jogadores do Gigantes a protestarem sobre o primeiro golo.Mas sim vi um arbitro que não marcava faltas a favor do Gumirães e inventava livres indirectos dentro da área do Gumirães.Agora sim estou a ver o que se passou na Pesqueira na semana passada não há pachorra para aturar os homens do apito.
ResponderEliminaro primeiro golo não entrou? lol!!!!!
ResponderEliminarPor acaso o Guarda-Redes dos Gigantes levou amarelo nesse lance por protestar...
ResponderEliminarAcho que te enganaste no pavilhão porque o Gr não levou nenhum cartão.
ResponderEliminarAcho é que devias estar a olhar para o lado na altura em que ele levou o cartão!
ResponderEliminarConfirmo que o GR levou amarelo. Mas penso que essa não foi a parte mais interessante do jogo! ;) Discutam coisas mais importantes, jogo jogado, por exemplo. O árbitro apitou, considerou golo, e tá tudo dito!
ResponderEliminarNo jogo Gigantes- Gumirães o árbitro errou várias vezes, algumas absurdas mesmo!Mas para os 2 lados... e posso assegurar que esta era a opinião geral dos jogadores das duas equipas. A verdade é que os árbitros são fraquinhos e é com isso que temos de viver...
ResponderEliminarO Nelas esteve a perder 2:0. Vitor Pais reduziu para 1:2.
ResponderEliminarCumprimentos